quinta-feira, 15 de setembro de 2016

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA LUDICIDADE


JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA LUDICIDADE

Ednilsa Teixeira de Souza

Eliete Aparecida Santos Fonseca

Marcia Fabiana de oliveira

Pábola Dalprai

Shaiane Pasquali Machado

Solange Zarth

 

RESUMO

O lúdico: Jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem na educação infantil têm por objetivo revelar a importância do aprender brincando, através dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras. Sistematizar o brincar significa uma reorganização da prática pedagógica, para absorver o lúdico através dos jogos como o instrumento principal para o desenvolvimento da criança.

Palavras-Chave: Lúdico, Brincadeira, Jogos.

 

ABSTRAC

The playful: games, toys and games in the construction of the learning process in early childhood education aim to reveal the importance of learning playing through the games, toys and games. Systematize the play means a reorganization of teaching practice, to absorb the playful through the games as the main instrument for the development of the child.

Keywords: Playful, Play, Games.

 

JUSTIFICATIVA

O mundo do lúdico é um mundo onde a criança está em constante exercício. É o mundo da fantasia, da imaginação, do faz-de-conta, do jogo e da brincadeira. Podemos dizer que o lúdico é um grande laboratório que merece toda atenção dos pais educadores, pois é através dele que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas,praticadas com emoção, prazer e seriedade. Através do brinquedo e das brincadeiras ocorre a descoberta de si mesmo e do outro, portanto, aprende-se. É no brincar que acriança está livre para criar e é através da criatividade que o indivíduo descobre seu eu.Segundo Platão: “Você aprende mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que uma vida inteira de conversação.” Pode-se dizer que as brincadeiras e os jogos são as principais atividades físicas da criança; além de propiciar o desenvolvimento físico e intelectual, promove saúde e maior compreensão do esquema corporal. É jogando que a criança aprende a respeitar regras, limites, esperar a vez e aceita resultados. O brincar e o jogar para a criança não são apenas um passatempo ou simples diversão, mas um momento sério, pois está aprendendo o que ninguém pode lhe ensinar, descobrindo o mundo e as pessoas que a cercam. E o que é o faz-de-conta? É exercitar e promover o seu raciocínio abstrato. Por exemplo: uma criança ao amassar uma folha de papel formará uma bola, que para ela poderá ser a bola de um famoso time de futebol, ou de um famoso jogador de tênis. Enfim, estará fazendo uso da abst revelar a importância do aprender brincando, através dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras. ração para construir através da imaginação o seu mundo.

             O lúdico é muito importante no ambiente escolar, tendo em vista que faz parte do universo infantil e por proporcionar momentos agradáveis dando espaço à criatividade, sendo de suma importância aos educadores .Como a todos os educadores da Educação Infantil, buscar o bem–estar dos pequenos durante o processo de ensino e aprendizagem, resgatando assim o lúdico como instrumento de construção do conhecimento, afinal, nossas formações possibilitam as mediações necessárias para que todos possam rumar a esta perspectiva de trabalho.

    

REFRENCIAL TEÓRICO

 Conforme o referencial teórico o  lúdico é  uma ferramenta insubstituível para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades operatórias, além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais. São vários os estudiosos que defendem a prática do lúdico e seus benefícios no ensino aprendizado das crianças, dentre eles destacam-se: Piaget, Vygotsky, Froebel, Wallon

Segundo Piaget citado por (Wadsworth, 1984, p.44):

 

          O lúdico é formado por um conjunto lingüístico que funciona dentro de um contexto social, possui um sistema de regras e se constitui de um objeto simbólico que designa também um fenômeno. Portanto, permite ao educando a identificação de um sistema de regras que permite uma estrutura seqüencial que especifica sua moralidade.

Na visão de Santos (1999), o lúdico é uma maneira que o indivíduo tem de expressar-se e integrar-se ao ambiente que o cerca. È uma maneira de o indivíduo assimilar valores, adquirir conhecimento em diferentes áreas, desenvolver o comportamento, bem como aprimorar as habilidades motoras. È importante destacar que as atividades lúdicas também auxiliam no aprender a assumir responsabilidades possibilita a socialização e a criatividade, sem falar do estímulo á motivação no aprender. Piaget (1998) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa e segundo Vygotsky (1989), diz que o lúdico só pode ser considerado educativo quando desperta o interesse do aluno pela disciplina, portanto os professores precisam aproveitar o mesmo como facilitador da aprendizagem.

Dentre os vários benefícios que o lúdico traz para os educandos e a infinidade de autores que abordam esses aspectos onde o lúdico deve ser considerado como parte integrante da vida do ser humano como uma forma de penetrar no âmbito da realidade [...] (Kishimoto, 1993, p.110) nos diz que:

 

 [...], a dar oportunidades aos Brincando [...] as crianças aprendem [...] a cooperar com os companheiros [...], a obedecer às regras do jogo [...], a respeitar os direitos dos outros [...], a acatar a autoridade [...], a assumir responsabilidades, a aceitar penalidades que lhe são impostas demais [...], enfim, a viver em sociedade.

 

Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 21 apud CEBALOS; MAZARO, 2011):

 

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.

Froebel foi o primeiro educador que justificou o uso do “brincar” no processo educativo. Para ele o brincar, pelo ato de brincar desenvolve os aspectos físicos, moral e cognitivos, entre outros, mas o estudioso defende, também, a necessidade da orientação do adulto para que esse desenvolvimento ocorra. A ação de brincar é um fator importante para o desenvolvimento humano, sendo que ele a partir da situação imaginária introduz gradativamente entre outras coisas as crianças no mundo social, cheio de regras. Portanto, surgem transformações internas no desenvolvimento da criança em conseqüência do brinquedo, cujo fundamento é a criação de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre as situações do pensamento reais.

CONCLUSÃO

Podemos  entender que os jogos, os brinquedos e as brincadeiras fazem parte do universo infantil e através dos mesmos, ás crianças adquirem conhecimentos que levam para toda á vida, os mesmos estimulam o desenvolvimento da criança para que ela viva em sociedade, inserindo-lhes conceitos básicos de convivência.E  assim a utilização do lúdico no campo educacional está aumentando, principalmente na educação Infantil onde seria quase impossível trabalhar sem o uso do mesmo, devido ao olhar que os educadores estão construindo em relação á forma de utilização das atividades lúdicas. Diante do que foi exposto neste trabalho fica bem evidente que as atividades lúdicas na escola de Educação Infantil possibilitam alcançar os objetivos educacionais que norteiam o trabalho pedagógico, como muitos pesquisadores comprovam que a experiência vivida pelas crianças em seus primeiros anos de vida escolar, é fundamental para o seu desenvolvimento em todos os aspectos.

     O ser humano nasce e cresce com a necessidade de brincar  ,pois o brincar é uma das atividades mais  importante na vida dos indivíduos .O aprendizado através do lúdico é muito importante, principalmente se for trabalhado de  forma adequada ,sendo fundamental que o educador saiba organizar espaços e brincadeiras que propicio nem  satisfação.O  lúdico exerce uma influencia positiva em todas as fases do desenvolvimento da criança, a brincadeira deve ser uma de se  conhecer e de oportunizar o conhecer do outro , pois no brincar  a criança desperta emoções e sensações de bem estar , libertando das angustias e jogando pra fora as emoções ruins ,ajudando -o  a entender os  sentimentos negativos que fazem parte do seu  cotidiano.

 

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. O jogo e a educação infantil. 4ª Ed. São Paulo, SP: Cortez, 2000.

MEDRANO, Carlos Alberto; OLIVEIRA, Fernanda Germani de. O Brincar. Indaial: Uniasselvi, 2011.

OLIVEIRA, Francismara Neves de; BAZON, Fernanda Vilhena Mafra. (RE) Significando o Lúdico: jogar e brincar como espaço de reflexão. Londrina: ed. Eduel, 2009.l

SANTOS, Èlia Amaral do Carmo. O Lúdico no processo ensino-aprendizagem. 2010. Disponível em:<http://need.unemat.br/4_forum/artigos/elia.pdf>. Acesso em: 19 Set. 2013.

STEUCK, Cristina Danna; PIANEZZER, Lúcia Cristina Moratelli. Pedagogia da Educação Infantil. Indaial: Uniasselvi, 2013.

 

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