quinta-feira, 9 de maio de 2013

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

 
                     INSCRIÇÕES ABERTAS

Participem!
http://www.obr.org.br

06/MAIO/2013 Inscrições das Equipes da Modalidade Prática

05/Agosto/2013 Prazo Final das Inscrições de Estudantes na Modalidade Teórica

O que é a OBR?
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

Modalidade Teórica (MT)
O que é necessário para inscrição?
Nome, série e data de nascimento dos alunos. As inscrições desta modalidade são gratuitas.
Quem pode participar?
Qualquer aluno do ensino fundamental, médio ou técnico que complete no máximo 19 anos no ano da competição.
Data da Prova
Dia 16 de Agosto de 2013 em todo o território Nacional.

Como Funciona (MT)

Os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores (Comitê de provas) da OBR. Essa modalidade é realizada em uma única fase e a prova é simultânea em todas as escolas participantes do país.
 Informações Importantes:

  • As modalidades Prática e Teórica são independentes e os estudantes podem se inscrever nas duas modalidades.
  • O conteúdo programático para cada uma das séries pode ser encontrado na Matriz de Referência da OBR. As provas, adaptadas em forma e conteúdo a cada faixa etária, terão duas horas de duração.
  • Nesta modalidade, cada escola aplica as provas teóricas aos seus alunos, por intermédio do professor responsável, na data nacionalmente definida (em 2013: 18 de agosto de 2013).
  • Não há equipes nem próxima fase (exceto para o nível 5 que recebe, como premiação, um minicurso de robótica).
  • Os alunos participantes devem estudar o conteúdo conforme matriz de referencia e fazer a prova no dia indicado em sua escola. Os melhores alunos da escola e do país serão premiados com medalhas.
A Modalidade Prática possui dois níveis distintos:
  1. Nível 1: voltada aos alunos do atual ensino fundamental de 9 anos aprovado pelas diretrizes do MEC ou equivalente; e
  2. Nível 2: voltada aos alunos do ensino médio, técnico (ou equivalente), incluindo alunos matriculados em cursinho pre-vestibular (em Instituição de Ensino) que não estejam cursando ou tenham sido aceitos em qualquer curso de terceiro grau;