Histórico


Desde o ano de 1999, o Cefapro de Matupá, vem atendendo um vasto público que compreende a extensão geográfica de sete municípios e que no decorrer, foi sendo avançado um profícuo compromisso com a parte pedagógica, vindo a fortalecer cada vez mais as unidades escolares estaduais fortalecendo parcerias com as prefeituras para equiparar um atendimento mais igualitário.
Obtendo o compromisso de atendimento in lócus nas unidades escolares, o Cefapro, apesar de poucos formadores até dois anos atrás, obteve resultados satisfatórios e que no presente momento se encontra ancorado em bases sólidas, com atendimento mais presencial e focado no projeto sala de professor e demais cursos conveniado com o MEC (Formação Pela Escola, Proinfo, Proinfantil, Profuncionário.).
No ano de 1999 atendeu o Proformação, convenio com o MEC, com uma turma de 69 professores. No mesmo ano e em 2000, focou atendimento ao projeto “Arara Azul” formação  voltada para técnicos administrativos e apoio escolar da rede estadual.  A turma era composta por 59 profissionais. Também nesses dois anos, 1999 e 2000, o Cefapro esteve presente nas escolas com cursos pontuais, organizado e desenvolvido pelo mesmo. Entre os cursos oferecidos estavam: Salto para o futuro – TV Escola, alfabetização e fonética, orientação sexual, iniciação a pesquisa científica e ciclo básico de alfabetização. Atendimento este direcionado a 1.286 profissionais da educação.
Destaque principal de todos os cursos oferecidos pelo Cefapro foi Salto para o Futuro, onde nacionalmente foi reconhecido enquanto projeto de Pró- formação, onde foi contemplada com a visita do representante e financiador do programa no Brasil, financiado pelo Banco Mundial, com divulgação no jornal O Estadão de São Paulo e revista do MEC.
Já em 2001, focou-se nos parâmetros curriculares em ação do MEC e pela Seduc intensificou no atendimento ao Programa Escola Ciclada. Esse atendimento foi focado em 1475 professores, ocorrendo a implantação da escola ciclada, correspondente ao primeiro ciclo, em seis municípios, não sendo implantado apenas em Guarantã do Norte. Os mesmos programas foram focados em 2002, onde dimensionou o atendimento a 1029 profissionais. Concomitante, no ano de 2003, o atendimento do Cefapro foi mais focado aos PCNs, parceria com o MEC, com atendimento de 1275 professores de diversos segmentos.
Interessante observar que  em 2004 o CEFAPRO começa atender de forma mais focada ao projeto Sala de Professor, apesar de não contar com formadores suficientes, porém atendeu 77 escolas, 88 coordenadores e 1130 professores. É no ano de 2005 que os Cefapros serão reconhecidos pela Seduc, ocasionando de imediato seu fortalecimento no âmbito estrutural e pedagógico. O Cefapro de Matupá nesse ano recebeu um veículo do governo para atendimento ao projeto sala de professor nos sete municípios do pólo deste Cefapro. Das 91 escolas, 77 optaram em desenvolver o projeto sala de professor. Também dos 1329 professores, 845 fizeram parte do projeto de forma direta.
É em 2005 que ocorre a junção do Cefapro de Matupá com o NTE (núcleo de tecnologia educacional), ocorrendo uma maior expansão do atendimento voltado para as tecnologias, antes apenas presente no município de Terra Nova do Norte. Ainda nesse ano o Cefapro atendeu vários cursos de formação totalizando carga horária de 900 horas de curso, atendimento este focado nos município, contando com a participação de mais de 1390 professores. Apenas o município de Guarantã não solicitou o atendimento in lócus do Cefapro.
No ano de 2006, ocorreu a troca de veículo e novos formadores foram ingressados ao corpo docente do Cefapro, o qual viabilizou o atendimento do projeto Eterno Aprendiz, formação esta voltada para professores de português e matemática nos três ciclos (ensino fundamental). Esse curso atendeu 343 profissionais. Ainda nesse ano foram ofertados cursos como: formação de gestores            Progestão, curso online Gestão Escolar e Tecnologias, Ressignificando os Procedimentos Didáticos,  Formação de coordenadores, totalizando 251 profissionais da educação atendidos. Ocorreu também a primeira Conferencia Regional de Educação, contando com a participação de 170 professores, outro foco interessante foi o atendimento ao projeto sala de professor, com a participação de 445 professore, onde obteve noventa por cento de freqüência.
Em 2006, com o resultado do IDEB, ocorreu formação mais focada nas escolas que manifestaram indicadores baixos, solicitação esta feita pelo próprio MEC, obtendo seis escolas estaduais e nove municipais.
Em 2007, com a nova gestão da Seduc, fortaleceu significativamente o atendimento dos Cefapros, equipando com novos veículos e diária para atendimento dos formadores nos municípios, onde foca investimento especial para os anos iniciais através do programa Circuito Campeão, curso de capacitação dos coordenadores,  acompanhamento das escola prioritárias e investimento na formação de gestores e não-docentes. Papel do Cefapro foi também orientar a elaboração do PDE nas unidades escolares. Ainda em 2007, o Cefapro atendeu com os seguintes cursos: Ressignificando os Procedimentos Didáticos, curso de língua portuguesa, curso de capacitação dos gestores para elaboração do PDE, contando com atendimento direto de 310 profissionais. É dado o início ao curo Pró-funcionário e foco especial ao projeto sala de professor, tal que 92% das escolas passam a ser atendidas. Interessante observar que todas as escolas atendidas por este Cefapro atingiram a média estipulada pelo IDEB.
No ano de 2008 os Cefapros foram reconhecidos pelo MEC como Centros de Formação e atualização dos profissionais de educação, tal que as formações no estado de MT passam a ser atendidas via Cefapro. Nesse momento o Cefapro de matupá recebeu mais um laboratório de informática, via Proinfo, e ocorreu maior aumento dos repasses no PPDC e maior gratificação aos diretores e coordenadores e incentivos de 33% aos professores formadores. Nesse ano o Cefapro ganhou um prédio próprio, caracterizando como a melhor estrutura do estado, conforme engenheiro responsável. Ainda é precário o quadro de formadores, constando apenas quatro. Nesse ano 100% das escolas aderiram ao projeto Sala de Professor, contando com 2028 profissionais da educação participantes. Ocorreu atendimento focando no circuito campeão e Acelera Mato Grosso, atendimento voltado para alunos com idade defasada. Também se iniciou o programa formação continuada em tecnologia educacional com 400 cursistas, através do curso Introdução a educação digital. Foi feito acompanhamento do PDDE in lócus nas escolas com IDEB baixo. Cursos oferecidos foram voltados para educação especial e educação do campo, gestores e supervisores do Acelera Mato Grosso. Atendimento mais focado para alfabetizadores totalizando 225 profissionais da educação. Ainda no mesmo ano aconteceu o primeiro seminário de educação de qualidade - compromisso de cada um, contando com a parceria da secretaria municipal de educação e assessoria pedagógica.
Com novo redimensionamento no quadro de formadores dos Cefapro e formação focada para os que atuam no mesmo, a Seduc fortalece as políticas voltadas para o preenchimento das vagas nos Cefapros, possibilitando o ingresso de professores que atendam a todas as áreas de formação (ciências humanas, ciências da natureza e linguagem) e modalidades/diversidades. São incluídos novos formadores no Cefapro de Matupá, ingressando em janeiro de 2009, oito novos formadores e em julho mais cinco, atendendo quase todas as áreas e um mínimo das modalidades. Assim, os formadores focaram o atendimento ao projeto sala de professor, visando a melhoria do ensino aprendizagem. Na sala de professor foi atendido 1721 profissionais da educação, com atendimento as redes estadual e municipal. Ocorreu atendimento também dos seguintes programas conveniado ao MEC: Profuncionário com 69 cursistas, Proinfantil com 74 cursistas, gestar II, com 208 cursistas, Proinfo integrado, com 670 cursistas, formação pela escola com 240 cursistas. Outros projetos atendidos além do  Projeto Sala de Professores, com foco voltado para a melhoria do ensino aprendizagem foram: um novo olhar para a educação do campo, com 252 cursistas, Ressignificando Ensino de Gramática, com 70 cursistas, metodologia e prática na interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, com um total de 100 participantes, lúdico na matemática com 100 participantes, brincando e aprendendo com a literatura infantil, 70 cursistas, aprendizagem significativa e interdisciplinaridade aplicada em projetos da ciências da natureza e matemática, com 48 cursistas, novos olhares na formação em língua espanhola, com 45 participantes, redes de conhecimento: uma abordagem metodológica em formação continuada, com 36 cursistas.
Um atendimento mais substancializado nos anos de 2009 foi voltado para seminários e conferencias, tanto na organização dos mesmos quanto na participação como convidados para palestrar.  Por isso, descrevemos seqüencialmente: Seminário de Coordenadores do pólo, com 150 participantes, Seminario de Gestores, com 300 participantes, Conferencia municipal de educação – Conae, com 100 participantes, Conferencia regional de educação com 300 participantes, Seminário itinerante de sensibilização sobre políticas públicas em todos os municípios do pólo, 300 participantes.
Já em 2010, com todo o procedimento anunciado anteriormente, constata-se um ano de muitas realizações no campo educacional, tanto no que diz respeito ao fortalecimento das políticas públicas quanto no que tange ao acompanhamento in lócus nas escolas, pois a Seduc vem dimensionando formações que viabilize a melhoria do mesmo tanto no nível pedagógico quanto no político e financeiro há melhoria significativa.