Os 15 diretores de Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) apresentam os resultados das mobilizações para os encontros intermunicipais que discutirão a educação do país, na Conferência Nacional de Educação (CONAE, em 2010). Na reunião desta segunda-feira (23) no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), os coordenadores de pólo apresentaram os planos para a realização da etapa regional e participaram de oficinas de trabalho.
Coordenados pelo responsável pelo Grupo de Trabalho de Infra-Estrutura, Helmut Daltro (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia), e pela secretária executiva da etapa estadual da CONAE em Mato Grosso, professora Flávia Nogueira, os diretores dos Cefapros debateram a estrutura do evento. Na oportunidade, apresentaram planilhas com estimativas dos custos e número de participantes das etapas em cada pólo. O recurso para viabilizar a logística do encontro foi encaminhada pelo Ministério da Educação (MEC), via Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Conforme a secretária Flávia Nogueira, conferência exige mobilização e essa ação por depender de terceiros gera mais dificuldades. “Temos que nos mobilizar e envolver terceiros para que o evento aconteça”, disse.
Todos devem participar da mobilização social. “O interesse pelo debate envolve todos os níveis e sistemas de Educação”, destaca Flávia Nogueira. A participação social é fundamental para traçar os rumos da educação nacional.
De 23 a 27 de março ocorre o lançamento da CONAE no Estado. Porém, até a realização das discussões intermunicipais (1º a 30 de abril) orienta-se que todos os municípios façam encontros livres, nas escolas, Câmaras Municipais, praças, e todos os lugares onde a discussão reúna o maior número de proposições.
ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT
Fonte: www.seduc.mt.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário