MÚSICA
SOM E MOVIMENTO
Ednilsa Teixeira de
Souza
Eliete Aparecida
Santos Fonseca
Marcia Fabiana de oliveira
Pábola Dalprai
Shaiane Pasquali
Machado
Solange Zarth
RESUMO
Sabe-se que as ocorre uma
transformação de valores da música no contexto educacional. Para que isto não
ocorre, deve-se utilizar sua riqueza social e cultural. Música é uma importante ferramenta para o
desenvolvimento psicomotor, social e cultural das crianças. Portanto, precisa
estar no cotidiano da educação infantil, não como forma rotineira e automática,
mas proporcionar aos educandos a capacidade de senti-la executando o ritmo.
Palavras-Chave: Som, Movimento, Música.
ABSTRAC
It is
known that there is a transformation of music values in the educational
context. So that it does not, it should use its social and cultural wealth.
Music is an important tool for psychomotor, social and cultural development of
children. Therefore you need to be in the daily life of early childhood
education, not as routine and automatically, but to provide students the
ability to feel it running pace.
Keywords: Sound, Movement, Music.
JUSTIFICATIVA
Tudo a nossa
volta é movimento, a terra gira, o sistema solar gira, nosso corpo gira e a
criança é movimento o tempo todo. O
som está interligado ao movimento. Percebemos isso, quando o primeiro provoca o
segundo e temos a dança: ou quando o segundo provoca o primeiro e temos a
música.
A música, som e
movimento seja utilizado neste projeto de forma a ampliar a linguagem
oral,visual e corporal.
Na educação infantil,
as músicas muitas vezes são utilizadas para criar hábitos, como lavar as mãos,
hora do lanche, entre outros, e isso favorece para a educação saudável da
criança, alem de estimular a sociabilidade. Também favorece o estimulo rítmico
da criança, que desenvolve uma linguagem corporal para expressar a música que
ouve.
Por tudo isso a música
deve ser utilizada para contribuir no desenvolvimento da criança, tanto
intelectualmente quanto fisicamente. Devem ser utilizadas músicas com ritmos
fáceis de acompanhar com palmas, gestos e expressões corporais, para que a
criança possa desenvolver suas capacidades.
Devemos
lembrar que as crianças da educação infantil estão em constante desenvolvimento
e aprendizado, então temos que estimular de forma positiva e facilitar sua
aprendizagem. Podemos através de a música encurtar o caminho e facilitar o
desenvolvimento das crianças, além de sociabilizas mais facilmente, ajudando a
respeitar os outros que com ela convivem.
Pode-se concluir através deste estudo que a
música é mais um objeto a ser utilizado para facilitar o desenvolvimento da
criança, sendo utilizada corretamente, e estimulando a criança poderemos ter um
desenvolvimento facilitado, além de crianças mais sociáveis e mais calmas.
REFERENCIAL
TEÓRICO
Com, base no referencial teórico as atividades
desenvolvidas em aulas de musicalização, em geral
podem auxiliar no desenvolvimento do cérebro, cabendo ao educador pesquisar,
planejar, diagnosticar e ajudar o aluno a desenvolver a inteligência musical e construir
seu conhecimento vivenciando as diversas formas de “fazer música” (MARTINS,
2004).
É uma linguagem cujo
conhecimento se constrói e não um produto pronto e acabado. Então a
musicalização na escola é essencial. Traz alegria, descontração, entusiasmo,
tudo o que se precisa para o trabalho escolar. (LIMA, 2010).
A música no cotidiano
escolar pode não somente ajudar as crianças no aprendizado, mas também nos
casos de crianças que tenham problemas de relacionamento ou inibição, para isso
é preciso aliar música e movimento. (SOUSA; VIVALDO, 2010).
A linguagem musical
deve estar presente no contexto educativo, envolvendo atividades e situações
desafiadoras e significativas que favoreçam a exploração, a descoberta e a
apropriação de conhecimento. A ludicidade evidenciada nas atividades de sala de
aula ou até de Educação Física possibilita que o professor oportunize a criança
um programa de atividades motoras. (FERREIRA et al, 2007).
Através da música o
educador tem uma forma privilegiada de alcançar seus objetivos, podendo
explorar e desenvolver características no aluno. O individuo com a educação
musical cresce emocionalmente, afetivamente e cognitivamente, desenvolve
coordenação motora, acuidade visual e auditiva, bem como memória e atenção, e
ainda criatividade e capacidade de comunicação. (LIMA, 2010)
CONCLUSÃO
A importância da música
na educação infantil, o quanto e como ela contribui para o desenvolvimento da
criança. Como e quais tipos de música devem ser utilizadas para um melhor
aproveitamento na educação e no desenvolvimento como ser humano social.
A música está presente na vida do ser humano
desde o nascimento, todos os sons do ambiente são música para os bebês. Música
também está presente na cultura dos povos, nas crenças, danças e também nas brincadeiras.
Ela ajuda o bebê a desenvolver os movimentos, a linguagem, a sociabilidade,
além de trazer calma. Isso deve ser utilizado nas escolas infantis, para
auxiliar num desenvolvimento mais rápido e mais eficaz nas crianças.
BIBLIOGRAFIA
FERREIRA, D. L. DE A.; GOES, T. A.;
PARANGABA, C. DE O.; SILVA, M. DA R.; FERRO, O. M. DOS R. A Influência Da
Linguagem Musical Na Educação Infantil. In: jornada do HISTEDBR, 7, 2007, Campo
Grande. Anais da VII Jornada do HISTEDBR – História, Sociedade e Educação no
Brasil, Campo Grande, 2007.
SOUSA, J. V. DE; VIVALDO, L. A
importância da música na Educação Infantil. P@rtes Revista Eletrônica. 2010.
LIMA, S. V. de. A
Importância da Música no Desenvolvimento Infantil. Artigonal – Diretório de
Artigos Gratuitos. 2010
MARTINS, R. P. L. Contribuição
da música no desenvolvimento das habilidades motoras e da linguagem de um bebê:
um estudo de caso. 2004. Monografia apresentada para obtenção do título de
Especialista em Educação Musical e Canto Coral-Infanto Juvenil do Curso de
Pós-graduação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Londrina – PR, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário