JOGOS,
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
INFANTIL ATRAVÉS DA LUDICIDADE
Ednilsa
Teixeira de Souza
Eliete
Aparecida Santos Fonseca
Marcia
Fabiana de oliveira
Pábola
Dalprai
Shaiane
Pasquali Machado
Solange
Zarth
RESUMO
O lúdico:
Jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem na
educação infantil têm por objetivo revelar a importância do aprender brincando,
através dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras. Sistematizar o brincar
significa uma reorganização da prática pedagógica, para absorver o lúdico
através dos jogos como o instrumento principal para o desenvolvimento da
criança.
Palavras-Chave:
Lúdico, Brincadeira, Jogos.
ABSTRAC
The playful: games, toys and games in the construction
of the learning process in early childhood education aim to reveal the
importance of learning playing through the games, toys and games. Systematize
the play means a reorganization of teaching practice, to absorb the playful
through the games as the main instrument for the development of the child.
Keywords: Playful,
Play, Games.
JUSTIFICATIVA
O mundo do lúdico é um mundo onde a criança está em constante exercício.
É o mundo da fantasia, da imaginação, do faz-de-conta, do jogo e da
brincadeira. Podemos dizer que o lúdico é um grande laboratório que merece toda
atenção dos pais educadores, pois é através dele que ocorrem experiências
inteligentes e reflexivas,praticadas com emoção, prazer e seriedade. Através do
brinquedo e das brincadeiras ocorre a descoberta de si mesmo e do outro,
portanto, aprende-se. É no brincar que acriança está livre para criar e é
através da criatividade que o indivíduo descobre seu eu.Segundo Platão: “Você
aprende mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que uma vida
inteira de conversação.” Pode-se dizer que as brincadeiras e os jogos são as
principais atividades físicas da criança; além de propiciar o desenvolvimento
físico e intelectual, promove saúde e maior compreensão do esquema corporal. É
jogando que a criança aprende a respeitar regras, limites, esperar a vez e
aceita resultados. O brincar e o jogar para a criança não são apenas um
passatempo ou simples diversão, mas um momento sério, pois está aprendendo o
que ninguém pode lhe ensinar, descobrindo o mundo e as pessoas que a cercam. E
o que é o faz-de-conta? É exercitar e promover o seu raciocínio abstrato. Por
exemplo: uma criança ao amassar uma folha de papel formará uma bola, que para
ela poderá ser a bola de um famoso time de futebol, ou de um famoso jogador de
tênis. Enfim, estará fazendo uso da abst revelar a importância do aprender
brincando, através dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras. ração para
construir através da imaginação o seu mundo.
O lúdico é muito importante no ambiente
escolar, tendo em vista que faz parte do universo infantil e por proporcionar
momentos agradáveis dando espaço à criatividade, sendo de suma importância aos
educadores .Como a todos os educadores da Educação Infantil, buscar o bem–estar
dos pequenos durante o processo de ensino e aprendizagem, resgatando assim o
lúdico como instrumento de construção do conhecimento, afinal, nossas formações
possibilitam as mediações necessárias para que todos possam rumar a esta
perspectiva de trabalho.
REFRENCIAL TEÓRICO
Conforme o referencial teórico
o lúdico é uma ferramenta insubstituível para ser usada
como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das
diferentes habilidades operatórias, além disso, é uma importante ferramenta de
progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais. São vários os
estudiosos que defendem a prática do lúdico e seus benefícios no ensino
aprendizado das crianças, dentre eles destacam-se: Piaget, Vygotsky, Froebel,
Wallon
Segundo Piaget citado por (Wadsworth, 1984, p.44):
O
lúdico é formado por um conjunto lingüístico que funciona dentro de um contexto
social, possui um sistema de regras e se constitui de um objeto simbólico que
designa também um fenômeno. Portanto, permite ao educando a identificação de um
sistema de regras que permite uma estrutura seqüencial que especifica sua
moralidade.
Na visão de Santos (1999), o lúdico é uma maneira
que o indivíduo tem de expressar-se e integrar-se ao ambiente que o cerca. È
uma maneira de o indivíduo assimilar valores, adquirir conhecimento em
diferentes áreas, desenvolver o comportamento, bem como aprimorar as
habilidades motoras. È importante destacar que as atividades lúdicas também
auxiliam no aprender a assumir responsabilidades possibilita a socialização e a
criatividade, sem falar do estímulo á motivação no aprender. Piaget (1998) diz
que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da
criança sendo por isso, indispensável à prática educativa e segundo Vygotsky
(1989), diz que o lúdico só pode ser considerado educativo quando desperta o
interesse do aluno pela disciplina, portanto os professores precisam aproveitar
o mesmo como facilitador da aprendizagem.
Dentre os vários benefícios que o lúdico traz para
os educandos e a infinidade de autores que abordam esses aspectos onde o lúdico
deve ser considerado como parte integrante da vida do ser humano como uma forma
de penetrar no âmbito da realidade [...] (Kishimoto, 1993, p.110) nos diz que:
[...], a dar oportunidades aos Brincando [...] as
crianças aprendem [...] a cooperar com os companheiros [...], a obedecer às
regras do jogo [...], a respeitar os direitos dos outros [...], a acatar a
autoridade [...], a assumir responsabilidades, a aceitar penalidades que lhe
são impostas demais [...], enfim, a viver em sociedade.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para
Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 21 apud CEBALOS; MAZARO, 2011):
Brincar é uma das atividades fundamentais para o
desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito
cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar
determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas
brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes,
tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também
algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização
e experimentação de regras e papéis sociais.
Froebel foi o primeiro educador que justificou o
uso do “brincar” no processo educativo. Para ele o brincar, pelo ato de brincar
desenvolve os aspectos físicos, moral e cognitivos, entre outros, mas o
estudioso defende, também, a necessidade da orientação do adulto para que esse
desenvolvimento ocorra. A ação de brincar é um fator importante para o
desenvolvimento humano, sendo que ele a partir da situação imaginária introduz
gradativamente entre outras coisas as crianças no mundo social, cheio de
regras. Portanto, surgem transformações internas no desenvolvimento da criança
em conseqüência do brinquedo, cujo fundamento é a criação de uma nova relação
entre o campo do significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre as situações
do pensamento reais.
CONCLUSÃO
Podemos entender que os jogos, os brinquedos e as
brincadeiras fazem parte do universo infantil e através dos mesmos, ás crianças
adquirem conhecimentos que levam para toda á vida, os mesmos estimulam o
desenvolvimento da criança para que ela viva em sociedade, inserindo-lhes
conceitos básicos de convivência.E assim
a utilização do lúdico no campo educacional está aumentando, principalmente na
educação Infantil onde seria quase impossível trabalhar sem o uso do mesmo,
devido ao olhar que os educadores estão construindo em relação á forma de
utilização das atividades lúdicas. Diante do que foi exposto neste trabalho
fica bem evidente que as atividades lúdicas na escola de Educação Infantil
possibilitam alcançar os objetivos educacionais que norteiam o trabalho pedagógico,
como muitos pesquisadores comprovam que a experiência vivida pelas crianças em
seus primeiros anos de vida escolar, é fundamental para o seu desenvolvimento
em todos os aspectos.
O ser humano nasce e cresce com a
necessidade de brincar ,pois o brincar é
uma das atividades mais importante na
vida dos indivíduos .O aprendizado através do lúdico é muito importante,
principalmente se for trabalhado de
forma adequada ,sendo fundamental que o educador saiba organizar espaços
e brincadeiras que propicio nem
satisfação.O lúdico exerce uma
influencia positiva em todas as fases do desenvolvimento da criança, a
brincadeira deve ser uma de se conhecer
e de oportunizar o conhecer do outro , pois no brincar a criança desperta emoções e sensações de bem
estar , libertando das angustias e jogando pra fora as emoções ruins ,ajudando
-o a entender os sentimentos negativos que fazem parte do
seu cotidiano.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Referencial curricular
nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. O
jogo e a educação infantil. 4ª Ed. São Paulo, SP: Cortez, 2000.
MEDRANO, Carlos Alberto; OLIVEIRA, Fernanda Germani de. O Brincar. Indaial: Uniasselvi, 2011.
OLIVEIRA, Francismara Neves de; BAZON, Fernanda Vilhena Mafra. (RE) Significando o Lúdico: jogar e brincar como
espaço de reflexão. Londrina: ed. Eduel, 2009.l
SANTOS, Èlia Amaral do Carmo. O
Lúdico no processo ensino-aprendizagem. 2010. Disponível em:<http://need.unemat.br/4_forum/artigos/elia.pdf>. Acesso em: 19 Set. 2013.
STEUCK, Cristina Danna; PIANEZZER, Lúcia Cristina Moratelli. Pedagogia da Educação Infantil.
Indaial: Uniasselvi, 2013.
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